Filmes

10 Diferenças que encontrei no cinema de Portugal x Brasil

Para quem não sabe, estou morando em Porto – Portugal e vou contar algumas diferenças que encontrei no cinema daqui comparado ao Brasil. Começando pelo nome do filme “Animais Fantásticos – Crimes de Grindelwald”, aqui se chama “Monstros Fantásticos”. Ressaltando que foram as MINHAS experiências.


1 – As redes de cinema que encontrei foram a UCI (tem no Brasil) e a NOS, uma empresa de telecomunicação como a NET, mas eles tem o próprio serviço de cinema. 

2 – Aqui também tem cinema 3D, IMAX, 4D e o VIP. Este último, achei que seria com aquelas cadeiras que reclinam igual no Brasil, a sala toda linda, mas não, ela é VIP por ter o serviço Dolby Atmos (som potente), mas mesmo assim achei a tela bem maior que o comum. 

3 – Na UCI eu vi atendente na bilheteria, mas no cinema NOS em que eu fui não tem ninguém para atender, você é quem compra o seu próprio ingresso nas máquinas.

4 – E neste mesmo cinema, caso você for assistir um filme 3D, pagará o seu óculos por 0,75€, diferente do Brasil que você recebe e devolve ele na saída. 

5 – A pipoca é bem diferente. Você pode pedir o combo salgado, doce ou misto. Eu pedi um médio salgado, e para a minha alegria de capivara esfomeada, o médio deles é gigante. Quando eu olhei para o combo grande do moço ao meu lado, pensei: “gente, estou no lugar certo, amo vocês”. A pipoca é bem gostosa e não meleca a mão igual quando você pede com manteiga no Brasil. E o melhor: ela vem dentro de um papelão duro, então você não ouve o barulho irritante do saco de pipoca o filme inteiro. 


6 – Eu fui passar por aquele lugar onde destaca o ingresso e não tinha ninguém. Fiquei parada em frente a minha sala esperando que alguém viesse checar que comprei e paguei o bilhete. Uma funcionária passou e disse: “precisa de ajuda?”, aí eu, a rainha dos micos disse: “é só entrar na sala?”. Ela respondeu: “se já comprou entra ué”. kkkkkkk Aqui eu acho legal que muitos lugares é você quem faz as coisas sozinho, sem a desconfiança se a pessoa realmente pagou ou não. Presume que você é correto, comprou, pagou e só vai aproveitar, ninguém checa absolutamente nada. 

7 – Eu assisti o filme na sala VIP, então vou contar minha experiência baseada nessa sala: ela é espaçosa, acentos de couro mas a cadeira não reclina, tem os apoios para o refri. A tela é bem grande e o som é muito bom. Eles passam propagandas e trailers de filme mesclados igual no Brasil. 

8 – Eu assisti o filme legendado com a legenda em português de Portugal (óbvio). Se vocês quiserem, posso fazer um post contando sobre as inúmeras diferenças das palavras aqui para o português do Brasil e outras bem engraçadas. Caso queiram, podem me pedir no direct do Instagram ou deixar um comentário aqui. 

9 – E aí que veio a minha grande surpresa: Eu estava lá, toda me tremendo vendo o Grindelwald num cenão quando de repente apaga a tela, acende as luzes, as pessoas começam a murmurar, eu começo a olhar para os lados e penso: “gente que isso? “deu pane?” “vai começar tudo de novo?” “atentado?”. Do nada aparece bem grande na tela “INTERVALO”. Sim minha gente, eles tem intervalo no meio do filme! E o pior, não é num corte de cena qualquer é naquela cena babadeira. Eu só fiquei observando as pessoas levantarem para fazer pipi e pensei: “gente volta aqui, senta no seu lugar agora”, “volta, preciso saber o que vai acontecer”. O intervalo durou uns 5 minutos.


10 – Na hora de ir embora, não saímos no submundo do shopping. Não sei em outros estados, mas em São Paulo em qualquer shopping você sai em uns lugares macabros, tipo filme de terror. Pelo menos nesse shopping eu sai no mesmo lugar onde entrei. 

Se vocês quiserem me perguntar mais alguma coisa fiquem à vontade, essas foram as diferenças que encontrei aqui comparando ao cinema do Brasil. Caso eu assista em outra rede de cinema ou em outro shopping e repare em algo a mais, conto para vocês! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *