Filmes

Belfast – filme indicado ao Oscar 2022 é encantador

Dirigido por Kenneth Branagh, o filme é leve e arranca sorrisos do público enquanto mostra a tensão e o conflito entre católicos e protestantes. Belfast mostra a própria experiência de vida do diretor. A infância de um menino de nove anos, durante o final dos anos 1960, na Irlanda do Norte.

Enquanto Buddy acompanha de perto a chegada do conflito e violência em sua pequena comunidade, problemas cotidianos familiares, como falta de dinheiro e enfermidade, também invadem a rotina do menino. Contudo, isso não o impede de ver o mundo com outros olhos e nem de se apaixonar pela amiguinha da escola.

Apesar de ter uma crítica política, a história se concentra em passar ao espectador momentos nostálgicos. Conversas e risadas com os avós, as trocas de olhares na sala de aula, o cinema em família e a reação em ver as cenas numa tela grande. A grande parte das cenas de Belfast são prazerosas de acompanhar.

Foto divulgação / Belfast
Belfast tem chances de ganhar o Oscar 2022

O protagonista é o novato Jude Hill, que entrega uma ótima atuação. O menino traz leveza ao filme, além de ter um grande alívio cômico. A visão inocente dele perante todos os acontecimentos deixa o filme menos tenso. Em um trecho, quando a personagem da atriz Judi Dench, diz: “Vá agora e não olhe para trás”, ao ver o filho e toda família partir, é de marejar os olhos.

A fotografia é um dos grandes destaques do filme em preto e branco, assim como a trilha sonora. Ao som de Everlasting Love, interpretada pelo ator, Jamie Dornan (50 tons de cinza), Belfast conclui a história de uma família que escolhe se refugiar em meio aos conflitos políticos. Indicado a sete categorias do Oscar 2022, incluindo Melhor Filme, esse é um longa que consegue aquecer o coração do público.

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *