O Menu – Crítica
Um dos melhores filmes do ano, a história entrega sofisticação e brutalidade, em um banquete cheio de vingança.
Em uma trama que prende a atenção do espectador do começo ao fim, a história conta sobre um grupo de clientes selecionados que pagam mais de mil dólares para viajar até uma pequena ilha, com a intenção de desfrutar um jantar exclusivo no restaurante Hawthorne, comandado pelo chef, Julian Slowik (Ralph Fiennes).
Tudo está minuciosamente preparado pelo chef. Ele só não contava com a presença de Margot (Anya Taylor-Joy). Ela não deveria estar ali. Além disso, os clientes mal sabem que estão prestes a degustar uma experiência amarga, cheia de tensão e terror.
Personagens
Primeiramente, um dos acertos do filme é apresentar brevemente a história de todos os personagens e revelar o por que cada um está ali. A protagonista Margot (Anya Taylor-Joy), é acompanhante de última hora de Tyler (Nicholas Hoult), fã número 1 do chef. O rapaz não tolera criticas ao Julian.
Além deles, estão no restaurante: uma arrogante crítica de restaurantes e seu editor; um ator renomado e sua assistente; um casal de clientes assíduos; e um trio de empresários.
Apesar do ambiente elegante e apresentações de empratamento impecáveis, o filme faz uma grande sátira aos restaurantes conceituais, através dos pratos excêntricos e do vaidoso chef. Inclusive, ao saber do valor pago a essa imersão gastronômica, a primeira pergunta de Margot é: “Vamos comer um Rolex?”.
Apetitoso e original
A história é um prato cheio ao público, com toques de terror e comédia. Contudo, a brutalidade da situação e a claustrofobia do ambiente, são amenizadas pelos diálogos ácidos constantes.
Ana Joy-Taylor e Ralph Fiennes estão brilhantes. O ator tem uma presença imponente, intimida em cena, enquanto a atriz entrega uma mulher destemida e única disposta a enfrentá-lo e descobrir seus segredos. Por fim, o único deslize do filme é no desfecho final. A revelação sobre a motivação do chef é feita de forma rápida e confusa.
O Menu surpreende até o último ato e finaliza a história com muita originalidade. O público sairá satisfeito da sala e com a certeza de que um cheeseburger vale muito mais a pena.
Assista ao trailer: