Michelle e Obama – O Primeiro Encontro
É indiscutível que o casal Michelle e Barack Obama ficaram eternizados como os queridinhos da América. O filme conta sobre o primeiro encontro de um dos casais mais carismáticos da história. Um Barack cheio de ideias formadas e decidido a conquistar Meesh, uma mulher cheia de valores e princípios.
A narrativa e a forma como o filme é conduzido lembra muito o “Antes do Pôr do Sol (2004)”. Em 1989, Chicago, Barack (Parker Sawyers) é um estudante de direito em Harvard, que estagia temporariamente no mesmo lugar que Michelle (Tessa Thompson), sua chefe. Ele a convida para uma reunião comunitária de afro americanos pobres, Southside (nome original do filme: Southside with you), que tem como objetivo discutir sobre a construção de um centro comunitário. Lógico que isso era só um pretexto para um encontro com Meesh, que desaprova totalmente por vários motivos: ela é a chefe dele, é mulher e negra. Se alguém descobrisse, pesaria muito no trabalho que ela conseguiu com muito esforço.
Mesmo já sabendo como termina essa história, nos pegamos torcendo e muito pelo casal. Somos apresentados a uma Michelle muito séria, fluente em francês, dançarina ao primeiro toque de tambor e que tem como objetivo se mostrar capaz de ficar no comando, mesmo sofrendo preconceitos por ser uma mulher negra. Já Barack, é um fumante super afiado e descontraído, tem no seu histórico namoros inter-raciais e um problema interno que carrega sobre seu pai.
Foto: Divulgação/ Imagem Filmes |
Os diversos passeios que fizeram em um único dia ensolarado são regrados á diversas questões sociais, políticas e raciais. O mais interessante é ver que logo nos primeiros momentos, os diálogos altamente atrativos, são cheios de réplicas e muitas confidências. Desde o primeiro momento eles tiveram uma cumplicidade muito forte.
Foto: Divulgação/ Imagem Filmes |
A direção de Richard Tanne soube muito bem como iniciar e fazer a montagem do filme. A abertura composta por uma trilha sonora bem animada, também inclui nomes como John Legend e Janet Jackson. A interpretação dos personagens principais são incríveis. Nem precisa mencionar o quão parecido o ator é com o ex presidente. Parece que realmente estamos assistindo a um vídeo gravado pelo Obama. Já Tessa, não lembra tanto a Michelle, mas a atriz incorporou muito bem o papel e trouxe toda a classe e elegância da ex primeira dama.
Foto: Divulgação/ Imagem Filmes |
A fotografia do filme, usada sempre em primeiro plano, abusou do foco, mas isso não deixa de ser um ponto positivo. Mesmo desnecessariamente focando no rosto dos dois, sob um olhar intimista da câmera, o espectador pode se aproximar mais e quase olhar com os olhos dos protagonistas os lugares por onde o casal foram construindo aos poucos a primeira história de amor.
Foto: Divulgação/ Imagem Filmes |
Michelle e Obama – O Primeiro Encontro é um filme doce e divertido, onde nos aproxima do casal que entre erros e acertos conquistaram toda uma nação. Os discursos e lutas sobre igualdade racial sempre acompanharam os dois, munidos de ideologias e valores. É uma história que vale a pena ser vista, com torcida para um possível novo filme sobre a relação dois dois até o poder.
Assista ao trailer:
Sempre bom consultar antes o "Ops, já vi". Estava em dúvida, agora vou ver o filme. Obrigada pelas sempre valiosíssimas dicas!