Filmes

Carcereiros – O Filme

Quem acompanhou as duas temporadas da série no Globoplay, sabe que a história inspirada no livro de Drauzio Varella, foi um sucesso. Agora nos cinemas, Carcereiros – O Filme entrega sequências de ação e um enredo cheio de adrenalina, dificilmente produzido no cinema nacional, mas o longa peca pelo excesso de exageros de alguns personagens.


Com a chegada de um terrorista internacional, o trabalho de Adriano, carcereiro de uma penitenciária de São Paulo, fica ainda mais difícil. A tensão no presídio aumenta e ele precisa controlar as duas facções em conflito, comandadas pelos temidos Joarez e Príncipe, sem sair da cola de Abdel.

Logo de início somos apresentados a vida de Adriano, carcereiro de uma penitenciária de São Paulo. Ele mora com a filha, que vive com medo do pai não voltar pra casa, devido ao perigo de sua profissão. Adriano tenta lidar da melhor forma com toda a pressão que o seu trabalho exige, sempre tentando apaziguar a relação dos presos. Ele deixa claro que a sua profissão é manter o presidiário na cela, não morto, que todos ali são iguais, por isso a maioria tem respeito por ele. 

Divulgação: Imagem Filmes

Toda a tranquilidade se esvai com a notícia de que Adriano terá que cuidar por uma noite, de um terrorista internacional, acusado de colocar bomba em uma escola e matar as crianças. Os presos têm uma política de conduta de não aceitar crimes que envolvem crianças, logo Abdel corre risco de vida, pois ele está na mira de uma rebelião para matá-lo. O clima de tensão logo se instala e Adriano tem que fazer de tudo para protegê-lo. Ele só não contava que na mesma noite, a penitenciária seria invadida por homens misteriosos. 

O filme desde o início expõe como funciona o domínio dos presidiários sobre o sistema. Cada facção tem seu representante e os criminosos de colarinho branco, ou seja, de alta posição, recebem boas refeições, regalias e celas menos cheias do que os demais, ficando afastados da realidade dos demais presos. A ala dos evangélicos também tem um clima mais ameno, ainda mais com o líder que eles tem, interpretado pelo comediante Rafael Portugal.  Sob a direção de José Eduardo Belmonte, o longa traz um clima de tensão desde o início até a longa noite onde tudo acontece. Somando a ambientação e trilha sonora, o diretor entrega uma história com um ritmo bom de acompanhar até certo ponto. 

Divulgação: Imagem Filmes

Se as caricatas interpretações não tomassem conta do filme, ele teria um desemprenho bem melhor. Você fica até imerso por um tempo no ambiente sufocante da penitenciária, mas ao ouvir o Rodrigo Lombardi falar lá dentro, tudo se esvai. Não sei se o propósito é falar de igual pra igual com os presos, mas o sotaque carregado e as gírias, beiram o forçado, mas tirando esse pequeno erro, Lombardi é a estrela do filme e conduz muito bem todas as cenas. 

O mesmo acontece com o papel de Jackson Antunes. Ao tirar o capuz, o vilão mais parece o Lord Zedd querendo exterminar os Power Rangers do que o papel que ele representa, que mal dá para levar a sério, de tão burlesco. Já o Juarez (Rômulo Braga), entrega bem seu papel de líder da mais temida facção. Quando ele está em cena já nos preparamos para algo acontecer. Apesar de ser alguém temível na prisão, o ator consegue entregar um carisma para o personagem, então quando ele aparece, ofusca os demais e domina as cenas.

Divulgação: Imagem Filmes

A entrada de Kaysar Dadour era bem esperada, mas infelizmente o personagem tem pouco destaque e praticamente duas falas. Porém, ele fica bem em cena e sua pose em frente às câmeras mostra que o quão está apto para novos papéis. É uma pena que o foco do filme não foi o terrorista Abdel, como deixaram em evidência até no cartaz. Apesar do desfecho ter algumas surpresas, é meio decepcionante o descarte de alguns personagens. 

O filme tem cenas de violência e massacre fortes, muitas até gratuitas e desnecessárias, haja balas! Mas por outro lado, as cenas de interação entre os carcereiros e os presidiários são bem montadas e entretêm bem. Carcereiros – O Filme não traz nenhuma novidade, mas consegue atrair o espectador para dentro da sua história cheia de tensão e surpreende pelo dinâmico enredo.

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *