Ainbo – A Guerreira da Amazônia
Ainbo – A Guerreira da Amazônia é um filme leve para assistir com toda a família. Além de ter uma protagonista é cativante, a história traz assuntos pertinentes, como a preservação da floresta, com uma narrativa emocionante.
Distribuído pela Paris Filme, a produção peruana é uma aventura infantil sobre uma menina de 13 anos que vive em uma comunidade chamada Candámo, na floresta Amazônica.
A pequena conta com seus amigos animais para lutar contra homens maus que ameaçam a natureza com desmatamento e exploração mineral, mas também tenta reverter a destruição e o mal iminente do “Yacaruna”, o demônio mais sombrio que vive na Amazônia.
Guiada pelo espírito de sua mãe, Ainbo está determinada a salvar sua terra e seu povo antes que seja tarde demais.
A história traz, sobretudo, lendas da floresta, ancestralidade, guias espirituais na forma de um tatu e uma vaca bem atrapalhados – que prendem a atenção das crianças, e uma protagonista cheia de coragem. O destaque fica com a paleta de tons quentes, que ressaltam ainda mais a natureza.
Porém, os traços utilizados não são tão naturais quanto as animações recentes, como Moana. Os animais, principalmente, tem traços grotescos e mais caricatos.
O filme retrata o egoísmo do homem branco, que pratica o desmatamento da floresta sem se preocupar com as consequências e com o povo da aldeia.
Por fim, Ainbo – A Guerreira da Amazônia, encanta o público até o final, tem uma narrativa com alívios cômicos prazerosa de acompanhar. Está longe de ser uma grande animação, mas traz uma história com importantes lições.
Assista ao trailer: