Talvez esse seja o meu livro favorito da Jojo. E também a minha fase favorita da Lou. Em Ainda sou eu, ela está mais madura, corajosa e reflexiva. Esse é um livro sobre segredos, autoconhecimento e perdas. Ah, claro, muito glamour de NY também, agora a Lou só anda de limusine, em Manhattan, meu bem! Quase uma Gossip Girl.
Louisa Clark está em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante que pode abraçar novas aventuras e manter o seu relacionamento a distância. Ela é a nova assistente da família dos milionários Gopnik, e está determinada a extrair o máximo dessa experiência. O que ela não esperava, era o encontro com Joshua Ryan, um homem que vai trazer muito do seu passado à tona de volta. Ela precisa se decidir: quem é a Louisa Clark? E como conciliar os seus dois mundos totalmente diferentes?
Novamente nesse livro, a Jojo deu espaço para muitos outros personagens – que sorte grande, a nossa! – assim, podemos conhecer um pouco mais das pessoas que farão parte da nova vida da nossa Lou!
Mas vamos começar com ela. É muita inspiração a força de vontade e garra que essa mulher transmite. Ela é muito comprometida, se joga de cabeça no trabalho e em tudo o que faz. Aqui, Clark realmente faz o que o Will pede e dá as caras em novas experiências, tira novos aprendizados e tenta dizer mais “sim” as novas oportunidades. Porém, em um certo ponto, dá vontade de abraça-la e dizer: “calma, tamo na m**** juntas”. Porque olha… tadinha! Mas nada disso interfere nas respostas prontas, nos pensamentos malucos e no jeitinho doce, que continua o mesmo.“Apenas sobreviva ao dia de hoje, eu dizia o tempo todo a mim mesma. Se a vida havia me ensinado uma coisa era que as respostas sempre vinham.”
Foto: Reprodução
Senhora Margot De Witt: uma senhorinha rabugenta, com um pug de olho esbugalhado chamado Dean Martin, ainda mais rabugento. Aqui as aparências enganam, já que ela é bem capaz de conseguir ganhar o coração de todos os leitores (o meu já tem!), não só pelo seu guarda roupa todo trabalhado no glamour (Lou pira!), mas pelos seus sábios conselhos, que transformarão de vez a vida de Louisa. “Meu bem, acho que, em algum momento, você vai ter que decidir quem Louisa Clark é de verdade”.
Agnes Gopnick: Essa personagem é um caso de compaixão e ódio. Às vezes você se compadece, as vezes dá vontade de puxar o cabelo platinado dela. Massagista, ela é bem mais nova que o marido, veio da Eslováquia e é odiada por toda a família e amigos dos clubes e eventos que frequenta. A Lou comprará a briga por ela, mas enfrentará muitos problemas por isso, já que a moça guarda grandes segredos de todos!
“E se alguém perguntar, você é uma velha amiga minha. (…) Você não é minha assistente, ok?”
Ashok: quero ser amiga dele, real! O porteiro do prédio luxuoso de Manhattan é um dos mais gente boa da história. Sempre pronto para ajudar quem precisa, ele fica literalmente 24h no prédio e sempre ajuda a Lou. Não é workaholic não, é que ele prefere isso do que ouvir os três filhos chorando o dia todo. Ele e a esposa Meena <3, são protestantes e querem salvar uma biblioteca de bairro importante para a comunidade. Eles mostrarão um outro lado de NY, fazendo a Louisa repensar muitas coisas.
Foto: Reprodução
“Ele (Ashok) não guarda segredos de mim. Você sabe disso. Estamos muito envolvidos nas reviravoltas de sua vida por lá.”
Sam da ambulância: Esse homem… oque dizer? Ele continua charmoso e muito, mas muito apaixonado. Pena que a trama terá tantas reviravoltas, que algumas atitudes dele te deixará de boca aberta. O namoro deles está cada vez mais vida real, vai e volta, chove, não molha, bota casaco, tira casaco.
“(…) Mas prometo uma coisa a você Louisa Clark – Ninguém vai machucar você de novo.”
Treena: Gente, essa mulher tá um babado real. Tem muitas pessoas que tem birra dela, pela forma como trata a irmã, Lou. Sempre grossa, com uma patada na ponta da língua, agora ela está completamente diferente (por que será, hein?), fazendo todos perceberem a sua mudança de personalidade. No dia do Natal, preparem-se, pois a revelação será bombástica, principalmente os pais das meninas terão uma grande surpresa, eu particularmente, amei! “Então talvez eu apresente a você. Se você conseguir não ser uma idiota completa por algumas horas.”
Laisla: A Lou vai encontrar um verdadeiro achado! Um brechó de roupas vintage chamado Vintage Clothes Emporium dos anos 50, 60, 70, totalmente a cara dela. A personagem Laisla é dona do estabelecimento. Ela não tem muito destaque, mas dá vontade de conhece-la melhor. De personalidade forte, toda tatuada e estilosa, ela se torna uma grande parceira de Lou. Se a Jojo escrevesse uma história pra ela, com certeza eu compraria o livro. “Aquele vestido estava gritando para mim: Me compre sua idiota! E largue as batatas fritas!” Alguns personagens continuam aparecendo, não tanto, mas dá aquele gostinho de saudade, como Lilly. Sempre tive uma empatia forte por ela. Ela ainda está morando com a avó e continua com a língua mais afiada do que nunca. Nathan continua sério e pegador, e os pais da Lou continuam maravilhosos. Alguns personagens infelizmente saem e outros entram prometendo encrenca na história, como Josh. Não vou comentar por falta de empatia (não sou obrigada) e por não querer dar spoilers.
Foto: Reprodução
Mais uma vez, quando terminou o livro eu soltei um grande “NÃAAAAAO”. Como assim?! Acabou? Não pode! É sério, termina de um jeito tão angustiante como jamais li em outro livro de romance. Eu preciso saber o que vai acontecer. Obviamente não darei spoilers e vocês ficarão com essa dúvida cruel, mas juro, parecia aqueles filmes de romance que você até levanta do sofá e dá pulinhos, gritando para a mocinha: “vai, vai, vai”. Juro, se não tiver continuação, não sei como levar a vida adiante. (aquelas)
MARAVILHOSO, só isso que posso dizer. Ainda sou eu é um livro com personagens mais maduros, uma fase mais complexa da Lou. A vida muda constantemente, diariamente. Somos imunes aos acontecimentos e tudo o que nos cerca? Será que realmente nos conhecemos e aproveitamos as oportunidades que chegam até nós? Um livro completo, com um desfecho encantador e envolvente. Jojo Moyes mais uma vez, nos presenteou com uma linda história.
Meu deus do céu, acabei de ler nesse exato momento, entrei no google e procurei apavora a data de lançamento da continuação. De ainda sou eu… NÃO VOU CONSEGUIR DORMIR sem saber o resto da história.
Adorei a resenha. Só não concordo com a parte do Sam. Ele foi um embuste com a Louisa nesse livro. Todo aquele "amor" que ele dizia sentir por ela desapareceu com a chegada de um certo alguém aí que ele se aproximou. Pra mim ele só queria a Lou quando era proveitoso pra ele. Muito egoísta e mesquinho, esse personagem. Só pensava nele, na felicidade dele, nos sentimentos dele. Nada do Sam que eu vi em Depois de você.
E eu que não quero ler a resenha pra não tropeçar em spoiler…
Pode ler!! Não coloco spoiler em nenhuma resenha! Mas aconselho ler os dois livros anteriores, senão não fara sentido hehehehe
Ela fica com o Sam?
Nossa, sério, você resumiu minha expressão quando acabei de ler. rs
Este comentário foi removido pelo autor.
Meu deus do céu, acabei de ler nesse exato momento, entrei no google e procurei apavora a data de lançamento da continuação. De ainda sou eu… NÃO VOU CONSEGUIR DORMIR sem saber o resto da história.
Adorei a resenha. Só não concordo com a parte do Sam. Ele foi um embuste com a Louisa nesse livro. Todo aquele "amor" que ele dizia sentir por ela desapareceu com a chegada de um certo alguém aí que ele se aproximou. Pra mim ele só queria a Lou quando era proveitoso pra ele. Muito egoísta e mesquinho, esse personagem. Só pensava nele, na felicidade dele, nos sentimentos dele. Nada do Sam que eu vi em Depois de você.