Bela Vingança – Filme faz crítica sobre sociedade machista
Vencedor do Oscar 2021 de Melhor Roteiro Original, Bela Vingança é um filme importante para a atualidade, onde as mulheres estão lutando cada vez mais para denunciar homens machistas e abusadores.
Dirigido por Emerald Fennell, o filme traz o peso de ser mulher em uma sociedade com o machismo enraizado na cabeça de ambos os sexos.
A história é sobre Cassie (Carey Mulligan), uma mulher com muitos traumas. Ela frequenta bares todas as noites e finge estar bêbada, mas quando os homens falam que vão ajudar com outras intenções, Cassie entra com seu plano de vingança.
Mulher x Assédio
Bela Vingança incomoda e causa desconforto no espectador com sutileza.
Cassie desmascara desde a falsa cordialidade até o assédio escancarado de homens que se acham no direito de se apoderar do corpo da mulher, principalmente em estado de fragilidade.
Protagonista x Privilégio Masculino
A protagonista traz um senso de justiça tão grande quanto seus traumas. Nesse sentido, a história é repleta de reviravoltas, e Cassie transita entre vítima e justiceira, dando as mesmas experiências desagradáveis que eles proporcionam.
Além disso, Cassie tem motivações importantes por trás do seu plano de vingança.
Ela tenta se vingar do grupo que causou o sofrimento da melhor amiga, sendo homens assediadores e mulheres que fizeram vista grossa, a famosa “passada de pano“.
Ao mesmo tempo, a atriz Carey Mulligan traz um humor ácido e provocativo a protagonista, como na cena que faz o rapaz beber o próprio cuspe dela, como dizendo: isso não é nada comparado com as suas verdadeiras intenções.
Trilha Sonora Pop e Girl Power
A fotografia e a trilha sonora são ótimas. O cenário e figurino alteram entre cores candy colors, dando um tom de ingenuidade a protagonista, para posteriormente, mudar para cores mais pesadas, como vermelho e preto.
Ao som de vozes femininas do mundo pop, as músicas acompanham a história de uma mulher com caras supostamente legais. Destaque para Charlie XCX & Droeloe – Boys e Donna missal- Nothing’s Gona Hurt You Baby.
Bela Vingança é impactante
Assédio sexual e outros tipos de violência, muitas vezes, veladas, são alguns dos temas abordados. Enquanto Cassie confronta os abusadores, presenciamos comportamentos enraizados entre homens, que culpam e tentam calar a mulher muitas vezes, seja com descrédito ou humilhação.
O filme inicia com homens provando sua masculinidade e testosterona, em situações tóxicas e abusivas.
A história termina de um jeito desconfortável, nos lembrando do mundo machista e patriarcal em que vivemos. Um filme inteligente, provocativo e corajoso.
Assista ao trailer: