Control Z – O novo sucesso da Netflix
A Netflix vem investindo cada vez mais em séries adolescentes que estão fazendo muito sucesso, como Elite, 13 Reasons Why e Sex Education. O seu mais novo sucesso é Control Z.
A história é sobre um hacker que começa a expor os segredos dos estudantes de um colégio no México, sob a chantagem de que, se a pessoa não fizer o que ele quer, o segredo dela será exposto. Isso acaba gerando grandes conflitos entre os amigos que guardam segredos uns dos outros.
Se a sinopse te lembrou Gossip Girl, ao assistir a série você perceberá que a história passa bem longe da elite do Upper East Side. A trama aborda assuntos bem profundos, começando pela protagonista Sofia (Ana Valeria Becerril) que sofre depressão e ansiedade. Ao ter crises, se mutila com uma tesoura, pois guarda um grande segredo da família. Quando o primeiro ataque acontece, pedem para Sofia investigar porque ela é muito observadora e consegue ver além do que as outras pessoas enxergam.
Ela começa a investigação ao lado do novo aluno misterioso, Javier (Michael Ronda), que prontamente se torna popular por ser filho de um famoso jogador de futebol, mas ele se apaixona por Sofia e faz de tudo para ajudá-la a encontrar o hacker, ao mesmo tempo que tenta esconder segredos obscuros do seu passado.
A primeira a ser exposta é Isabela. A garota é transgênero e embora seja a garota mais popular da escola, quando seu passado é exposto ela passa a sofrer bullying e preconceito dos seus próprios colegas e até mesmo do namorado. Ninguém aceita o fato dela ter mudado de sexo quando pequena e passam a tratá-la mal.
Uma curiosidade legal é que a atriz Zion Moreno, que interpreta a personagem, também é trans, trazendo representatividade não só para a personagem na história, mas também para muitas pessoas que lutam para conseguir um papel de destaque.
Um dos temas mais pesados da série é o bullying que o personagem Gerry (Patricio Galardo), o típico garoto valentão que só age em grupinho, faz com o Luis (Luis Curiel), um menino super tímido que não reage a nenhuma provocação. As cenas são bem pesadas e é impossível não se comover e até mesmo se revoltar. As consequências dos atos de Gerry são bem graves, levando a história para um outro rumo.
A série aponta outros assuntos como sexo, drogas e o quão a fase da adolescência pode ser cruel quando os jovens tentam mostrar o que não são. Aliás, esse é o objetivo final do hacker, expor a hipocrisia de cada um na escola. No sexto episódio dá para ter uma noção de quem é o grande suspeito. No total, a série tem oito episódios bem curtinhos de trinta minutos.
A história se passa na maior parte do tempo dentro do colégio, mas eventualmente conhecemos a casa e família de alguns personagens como a protagonista Sofia e seu colega de classe, Raul (Yankel Stevan). Ele se aproxima para ajudá-la na investigação. Ele também tem seu segredo exposto logo no começo. A trilha sonora da série é muito boa, inclusive já baixei algumas, entre elas, “I Feel Like I’m Drowning“, do cantor Two Feet.
Apesar de algumas falhas, como mudar a personalidade muito bruscamente de alguns personagens – como Gerry, Control Z tem uma história instigante e cheia de mistérios. Com o final em aberto para uma segunda temporada – já confirmada, vale a pena maratonar!
Assista ao trailer: