Filmes

Crítica|Em Um Bairro de Nova York

O filme tem muita representatividade, traz temas pertinentes ao longo da narrativa, como os direitos dos imigrantes – ao som de músicas e coreografias contagiantes.

Com direção de Jon M. Chu (Podres de Ricos), e baseado no espetáculo homônimo de grande sucesso da Broadway, Em Um Bairro de Nova York conta a história de Usnavi (Anthony Ramos), dono de uma mercearia com grandes sonhos, que vive no bairro predominantemente dominicano de Washington Heights, em Nova York.

O longa é composto por personagens latinos que saíram de sua terra natal em busca de sonhos – os sueñitos, como dizem – e apesar da luta diária e grandes dificuldades no bairro “esquecido”, eles continuam com muito bom humor e vontade de vencer.

Foto: Divulgação / Em Um Bairro de Nova York
Ponto alto do filme

É gratificante ver a mistura de povos, de idiomas e representatividade dentro do filme. A abuela Cláudia, matriarca dos vizinhos, tem a figura materna e acolhedora de uma imigrante que foi pequena aos EUA, em fuga de uma dura realidade e em busca do sonho americano com a família.

Foto: Divulgação / Em Um Bairro de Nova York

Em um calor insuportável no bairro de Washington Heights, eles cantam, dançam e trazem sua origem latina. Toda a ambientação e narrativa são bem detalhadas, tem um ar acolhedor e um clima latino prazeroso de acompanhar.

Todos são como uma família no bairro e se ajudam na busca incessante pela realização do seu sonho particular. As músicas e coreografias são bem elaboradas, com referências ao grafite, hip hop e músicas latinas, destaque para Carnaval del Barrio.

As melodias e letras são do Lin-Manuel Miranda, que também interpreta um vendedor de Piragua (raspadinha de gelo com vários sabores). O personagem traz uma familiaridade ao espectador, além de uma cena pós crédito hilária.

Foto: Divulgação / Em Um Bairro de Nova York
Ponto baixo do longa

O filme tem 2h22 de duração. Em um determinado momento, fica exaustivo de assistir. Apesar da música e danças darem dinâmica ao longa, a história contada através dela fica maçante.

Foto: Divulgação / Em Um Bairro de Nova York
Em Um Bairro de Nova York

O filme traz uma grande comunidade esperançosa, animada, com sonhos, direitos e com orgulho das suas origens no bairro Nova Iorquino repleto de culturas e etnias diferentes.

Tudo isso é transmitido ao espectador com muita energia e convicção na tela. Apesar de algumas vezes beirar cansativo, é um ótimo filme.

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *