Livros

Depois de Você

Foto: Bruna Castilho

Dois anos depois da morte de Will, Louisa Clark está morando em um prédio na Inglaterra e têm uma única certeza: ela não pertence a aquele lugar. 

Mas tudo muda quando alguém bate a sua porta, e talvez, ela finalmente consiga cumprir a promessa que Will lhe pediu: “apenas viva bem, apenas viva.” 

A verdade é que Depois de Você foi uma ENORME surpresa, não só pelo contexto da historia, mas como Jojo Moyes a conduziu com tanta graciosidade. Quando comecei a ler não consegui mais parar! Lou está bem perdida e confusa com seus sentimentos. Ela se enganou por muito tempo viajando e fazendo amigos, mas logo perdeu o contato até mesmo com sua própria família, pois já sabia que não era mais a mesma e carregou com si a culpa por tudo o que aconteceu.

Em uma noite de chuva, bêbada em seu terraço, ela acaba se assustando com uma voz e caindo do quinto andar. E é nessa noite que a sua vida mudará para sempre!

O livro aborda temáticas muito importantes com toda uma sensibilidade. O luto depois da morte, superação, feminismo, amizades, paternidade e reconciliação são alguns dos assuntos relatados. 

Alerta SPOILER para quem ainda não leu o livro! Coloque a sua leitura em risco!
Sam Clafim também quer saber quem entrou na vida de Lou!


Personagens novos

Durante o livro, muitas pessoas irão aparecer na vida de Lou. O mais legal de Depois de Você, é que a Jojo deu bastante importância para os personagens secundários. Sabe aquele personagem não tãao importante que nos apegamos, mas aparece pouco? Aqui todos têm vez. A seguir, os principais e secundários que merecem todo o destaque: 

Lily 
 
Lily foi a personagem que eu menos esperava. Juro. Foi um choque! A filha de Will me lembrou muito da Giovanna, personagem de Agatha Moreira em Verdades Secretas. Todas suas ações resultam na falta de afeto que nunca teve da família. Algumas horas ela até chega a ser irritante, mas quando vamos a conhecendo pouco a pouco, não tem como não gostar, ainda mais quando descobrimos porque ela sempre escondia o celular embaixo do sofá, que raiva do Sr. Nojento Garside. A cena final dos balões é a minha favorita, muito emocionante. 

“Eu transaria com ele (…) Quer dizer, se eu fosse velha. E um pouco desesperada… Como você”. 
Sam
Como não amar? O cara bruto da ambulância consegue conquistar não apenas o coração resistente da Lou, mas o nosso também! Ele conseguiu mostrar a ela o quanto merecia sentir felicidade de novo e  que seguir em frente não significa que ela deixou de amar menos o Will, como Lily tantas vezes a alertou. 

“Todo mundo pode traçar um caminho de volta, Louisa. Não se castigue por causa disso.”

Louisa curtiu! (y)
Grupo Seguindo em Frente
Gente, eu adorava todas as sessões do grupo da igreja Seguindo em Frente. Pra quem não leu e foi atrevido aos spoilers, Lou depois do acidente, foi “forçada” pelo pai a procurar algum tipo de ajuda, então ela começou a frequentar essas reuniões semanais com pessoas que perderam alguém querido e ainda continua com seu luto. Daphne, Jack e William eram meus favoritos, como eu ri! Parece muito aqueles amigos nonsense que soltam uma perola atrás da outra!

“É que… passei a considerar todos vocês meus amigos… (…) Meus amigos. Um grupo heterogêneo, como a maioria dos amigos é.”
Rihard Percival do Shamrock and Clover
Que chefe mais malaaaaaaa! Coitada da Lou, como se não bastasse os seus problemas, ela tinha que enfrentar diariamente o chefe rabugento vestida de duende sexy. Que fase…

“Só quero que saiba que não sou fã de quem tira uma licença interminável por motivo de saúde (…) Qual o seu tamanho? 40? 42?” 

Judie 

Quem também roubou a cena foi a mãe de Lou. Ela se transformou muito ao longo das páginas. Com o seu lado feminista e político aflorados, ela começa a lutar não só pela sua independência, mas também pela igualdade entre homens e mulheres. Claro que isso deixou Bernard de cabelos em pé!

“E, não, Louisa, não estou depilando as pernas. E, não, ele não está feliz. Mas tem coisas mais importantes na vida.”

 

Tem coisas que nem a Lou acredita…

Quando terminei o livro, não chorei igual em Como Eu Era Antes de Você, mas fiquei com um vazio imenso! Por que Jojo Moyes faz histórias tão intensas e que nos envolvem com cada personagem?!

Foto: Bruna Castilho
Quero uma continuação pra ontem! Lou finalmente seguiu em frente, mas e Sam? Esperou ela? Se viram quatro semanas depois? E o trabalho? Será que ela vai enfrentar mais pepinos com Nathan e os novos chefes? Lily finalmente tomou rumo na vida, ou vai aprontar mais alguma coisa? 

“A vida é muito curta, não é? Nós dois sabemos disso. Bem, e se você for minha oportunidade? E se for você o que realmente vai me fazer muito feliz?”

Espero que Jojo se comova com a tristeza dos fãs ao chegar na última página e escreva uma próxima continuação, pois do mesmo jeito que os personagens transformam gradualmente seus sentimentos um pelo outro, nós fazemos o mesmo com eles… É muita saudade já! 
Foto: Arquivo Pessoal




5 thoughts on “Depois de Você

  • Amei sua resenha.. Amei o livro.. Não chorei no segundo (rsrs), mas eu gostei muito do rumo que a vida de Lou tomou.. Não foi aquela coisa de história de cinema, o que me chamou a atenção sabe. A história foi bem interessante e mais próxima da nossa realidade. Esse livro de tornou muito especial pra mim..

    Resposta
  • Não consigo ter ânimo para ler esse livro, não importa o quão bom ele seja. Sabe, é por opção mesmo. Sei que se eu ler, não irei me arrepender. Mas quero preservar Will Traynor.

    Resposta
  • acho q fiquei um pouco decepcionada…. tudo de ótimo q li no primeiro livro se perdeu no segundo.. não curti😩

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *