Festa da Salsicha
Atenção crianças, conservadores e politicamente corretos: não assistam esse filme! A Festa da Salsicha é uma animação muito divertida, porém totalmente insana e escrachada. Se você tem boas lembranças de brinquedos que falam em filmes como Toy Story, depois desse filme, você pensará várias vezes antes de comer um hot dog.
Em um musical logo de início, somos apresentados aos alimentos que anseiam ser escolhidos pelos “deuses humanos” e levados até o paraíso (algum lugar fora da porta do mercado). Só que eles não imaginam os “jogos mortais” que os esperam: cortados, ralados, picotados, triturados, mastigados… Pobre alimentos.
Parece que mexer com assuntos polêmicos e alfinetar com muito besteirol é a especialidade de Evan Goldberg e Seth Rogen (vejam A Entrevista, 2014). Aqui você verá assuntos como drogas, muito sexo, geopolítica e insinuantes criticas à religião. Se o roteiro tem uma baita criatividade, os diálogos cheios de palavrões e a falta de noção em muitas piadas, deixam o filme cansativo em vários momentos.
Algumas mensagens, por mais bizarras e provocadoras na maneira que são passadas, trazem ideologias importantes de serem refletidas e discutidas, como a homossexualidade e o conflito dentro de um sistema de crenças.
Assim como a salsicha é visualmente associada a um órgão sexual, a rivalidade dos judeus e árabes são representados pelo baguel e o pão sírio. Já os personagens humanos são caricatos e a ambientação, na maior parte dentro do mercado e nas prateleiras, não traz nenhum impacto visual.
Foto: Divulgação |
A dublagem ficou por conta do pessoal do Porta dos Fundos. Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Guilherme Briggs e Antonio Tabet são uns dos dubladores. Alguns jogos de palavras em inglês não ficam tão bons em português, mas na maior parte fizeram um bom trabalho.
Bonitinhos, mas ordinários. A Festa da Salsicha é uma animação corajosa, criativa, sem pudor e que entretém até certo momento. Se South Park te incomoda, nem perca seu tempo assistindo esse filme. Mas o modo escancarado como defendem suas concepções sobre a nossa atual sociedade fará valer seu tempo. #foodporn.
Assista ao trailer: