Filmes

Horizonte Profundo – Desastre no Golfo

De todos os filmes baseados em fatos reais, Horizonte Profundo – Desastre no Golfo, se destaca. O clima de tensão é do começo ao fim, fazendo parecer que realmente você está ali, vivenciando o maior desastre ambiental dos Estados Unidos, causado pela explosão na plataforma de petróleo da Depwater Horizon, em 2010 no Golfo do México.

 O longa é extremamente realista e competente ao transmitir a história. Ao contrário de filmes que fazem das tragédias um romance, aqui temos um protagonista que se iguala as outras vítimas que estavam nessa fatalidade.

 Apesar de Mark Wahlberg (Ted, 2012), no papel de Mike ter mais destaque ao mostrar sua história inicial com a família, Gina Rodriguez (Jane the Virgin, Netflix) como Andrea e Kurt Russel (Os Oito Odiados, 2015) como o chefe Jimmy Harrel, ganharam ênfase quanto Mark. E não ficou só nesses personagens centrais. Até o grande momento, fomos apresentados a cada trabalhador, suas rotinas no turno de trabalho, brincadeiras, preocupações, sempre mostrando em flashes o que estava acontecendo no fundo do oceano, gerando mais aflição ao espectador. 

 

Foto: Divulgação

Outro detalhe importante é a briga entre as condições de trabalho. Eles mostram de maneira crua que realmente os executivos da BP (Britsh Petroleum) foram os responsáveis pela explosão, que poderia ter sido evitada se tivessem dado preferência a mão de obra correta e não a ganância do capital, representada por Donald (John Malkovich) engenheiro chefe da BP. Pena que deixaram de lado o estrago ambiental que tudo isso atingiu. O vazamento de barris de petróleo no mar permaneceu por 87 dias, contaminando e matando milhares de animais.  

Foto: Divulgação

Com cenas de ação e efeitos muito bem elaborados, a sensação é de que uma câmera estava lá o tempo todo na hora do acidente. Os diálogos muito bem construídos, assim como a montagem de cenas ficaram sob o comando do diretor Peter Berg, que já tem experiência na direção de filmes sobre fatos reais, como O Grande Herói (2014), que  também tinha como personagem principal o ator Mark Wahlberg. Parece que essa parceria vem dando certo.

Foto: Divulgação
Horizonte Profundo – Desastre no Golfo cumpre o que promete. O público verá um filme sobre erros humanos, desastres naturais e se emocionar com a homenagem feita para os homens que lutaram pela sobrevivência e aos que não sobreviveram nessa triste tragédia. 

Assista ao trailer:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *