Instinto Materno | Crítica
Baseado no livro homônimo da autora Barbara Abel, o filme “Instinto Materno” se destaca principalmente devido as atuações impecáveis das atrizes Anne Hathaway e Jessica Chastain.
Na história ambientada nos anos 60, Alice (Jessica) e Celine (Anne), são vizinhas e grandes amigas. Apesar de viverem aparentemente a vida perfeita, a amizade é posta à prova após um trágico acidente envolvendo o filho de uma delas.
Abordando temas como o luto, perda e culpa, os mistérios acerca do filme não sobre a morte do menino, mas envolve a saúde mental das duas após o acidente. Céline parece culpar silenciosamente Alice, pois ela testemunhou a queda e não conseguiu intervir.
Alice, por sua vez, começa a se questionar se fez tudo o que podia para ajudar o menino. E assim, começa a acreditar que a ex-amiga está em busca de vingança.
Afinal, quem é a culpada?
O suspense psicológico dirigido pelo francês Benoît Delhomme, trabalha muito bem o perfil das duas mães e donas de casa. Ambas se dedicam ao máximo para a vida dos filhos enquanto os maridos trabalham e vivem das aparências perfeitas para evitar o julgamento na sociedade.
Ter um surto de ansiedade na época era tido como uma pessoa destemperada, que precisa de intervenção psiquiátrica. Antes do acidente, a personagem de Anne Hathaway é uma mãe divertida e tranquila.
Já a personagem de Jessica Chastain ama a família, mas está com esgotamento mental. Ela deseja voltar a trabalhar, apesar da cautela em excesso com o filho.
Após a tragédia, o filme mergulha ainda mais fundo nas complexidades do luto e da sanidade mental, desafiando o espectador a descobrir quem está falando a verdade. Existe mesmo uma culpada por tudo isso?
Outro destaque que vale a pena ressaltar é a fotografia e o figurino do filme, que acompanham a jornada emocional das protagonistas. Apesar de os plots serem previsíveis, as atuações seguram a atenção do público até o último minuto. As duas atrizes atuaram juntas em “Interestelar” (2014) e entregam tudo neste novo suspense.
Instinto Materno traz o embate entre a intuição e o luto de duas mães. Anne Hathaway e Jessica Chastain oferecem ao público um quebra-cabeça para decifrar e desvendar quem de fato está falando a verdade.
Assista ao trailer: