Filmes

“O Último Duelo” é um drama impactante sobre a violência contra a mulher e o poder patriarcal

Adaptação do livro homônimo de Eric Jager, com direção de Ridley Scott, O Último Duelo é um drama medieval baseado em fatos reais.

A história se passa no século 14, na França, durante a Guerra dos Cem Anos. Dividida em três capítulos, a trama é sobre Jean de Carrouges (Matt Damon) e Jacques Le Gris (Adam Driver), amigos que se tornaram rivais.

Quando a esposa de Carrouges, Marguerite (Jodie Comer), é estuprada por Le Gris, fato que ele nega veemente, ela se recusa a calar-se em uma época onde as mulheres eram tratadas como objeto e vítimas de estupro com frequência. Apesar de ser humilhada e não ter direitos, seu marido convoca Le Gris para um duelo até a morte.

Foto: Divulgação / 20th Century Studios
Cenas brutais e incômodas

Apesar de termos ganhado muitos direitos com decorrer do tempo, o estupro ainda acontece diariamente. No século 14, as mulheres não tinham voz, eram submetidas a julgamentos onde a violência contra o corpo da mulher não era um crime contra ela, mas contra a honra do marido.

Entre poucos duelos, o filme foca no drama que Marguerite sofre e na versão dos fatos contada por cada um deles. O último ato é apresentado ao espectador de forma chocante.

Elenco e personagens

A atriz Jodie Comer entrega uma mulher extremamente forte apesar da violência física e emocional que sofre durante todo o filme, sendo tratada de forma inferior, sem apoio da lei, da religião e da própria família e amigos. Suas cenas carregam sentimentos de angústia, medo e resistência.

Em uma ambientação escura, entre espadas e duelos, os atores Adam Driver e Ben Affleck também se destacam. De má índole e personalidade impetuosa, as atuações deles juntamente do ator Matt Damon, que também contribuiu com o roteiro e produção do filme, trazem mais dramaticidade a história.

Foto: Divulgação / 20th Century Studios

Distribuído pela 20th Century Studios, O Último Duelo é um drama medieval com uma mensagem impactante sobre a posição da mulher dentro da sociedade. Com ótimas performances, o filme gera indignação ao retratar as mulheres que foram silenciadas, não legitimadas e já tiveram seus direitos violados. Fatos que, infelizmente, ocorrem com frequência sete séculos depois.

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *