Filmes

Os Fabelmans – Crítica

Vencedor do Globo de Ouro 2023, na categoria Melhor Direção, Os Fabelmans mostra a infância e adolescência do cineasta, Steven Spielberg. Diferente de tudo o que o diretor já produziu, o longa não deixou de lado o toque dramático, criativo e sensível de seus filmes.

Sammy conhece o cinema através dos seus pais, Mitzi (Michelle Williams), uma ex-pianista criativa e dona de casa, e Burt (Paul Dano), um cientista brilhante. Após ver uma cena do filme O Maior Espetáculo da Terra, onde um trem se choca com um carro, o menino fica obsessivo em recriar a cena.

Posteriormente, munido de uma câmera, ele utiliza diversos ângulos e técnicas de filmagens. Mas em “Os Fabelmans”, a história mostra além da magia do cinema e a construção dos filmes nessa época.

Traição, depressão, família, antissemitismo e preconceito com a área de atuação são alguns dos temas abordados. O pai de Sammy, por exemplo, acredita que o cinema seja apenas um hobby e é contra o filho se dedicar aos filmes. Em paralelo, o menino lida com uma chocante descoberta sobre a sua família.

Já na adolescência, o garoto sofre preconceito por ser judeu e ali também conhece o poder da manipulação das câmeras e o quanto elas podem fazer de alguém um astro do cinema, ou a humilhar.

os_fabelmans
Universal Pictures

Grandes atuações

O filme emociona e arranca risadas do público graças aos diálogos intensos e, muitas vezes, ácido. Todos os atores da trama entregam uma ótima atuação, principalmente o protagonista, Gabriel LaBelle. O garoto transmite os sonhos e desilusões do personagem com muita intensidade e facilidade.

Além dele, Michelle Williams também entrega um belíssimo trabalho. Suas transições emocionais são tocantes e abre uma discussão pertinente sobre a mulher abrir mão dos seus sonhos pelos filhos. A atriz é uma das favoritas para entrar na lista do Oscar 2023, como Melhor Atriz.

Os fabelmans
Universal Pictures

Merece o Oscar!

Os Fabelmans é um típico filme de premiações. Apesar do ritmo ser lento no início, não é algo que incomoda, pois o roteiro consegue prender o espectador do começo ao fim graças a profundidade de cada cena. Por fim, com a premissa ” os filmes são sonhos que você nunca esquece”, a história é um grande presente para quem é apaixonado por cinema e para aqueles que, assim como os personagens, usam os filmes para escapar da própria realidade.

 

Um comentário sobre “Os Fabelmans – Crítica

  • Sim, é um ótimo filme que aborda bem a construção do amor dele por filmar e a relação dele com os pais, especialmente a mãe.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *