Livros

Um de Nós Está Mentindo


Só pela sinopse “Um de Nós Está Mentindo” me conquistou. O livro tem uma mistura das séries Pretty Little Liars e Gossip Girl. Já no primeiro capítulo você é instigada a descobrir quem é o assassino. 

 
Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras.
Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o criador do mais famoso app de fofocas da escola.
 
Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto.
E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

Dividido em 30 capítulos, o mais legal do livro é que você pode investigar a história e montar esse quebra cabeça pelas diferentes visões dos protagonistas. Cada dia e horário, você irá acompanhar o desfecho numa perspectiva diferente e não uma enrolação da mesma cena por cada personagem. A linguagem é bem direcionada ao público YA (young adult – jovem adulto), fácil e gostosa de ler. 

Um de Nós Está Mentindo (Foto: Ops, já v
Depressão, bullying, traição, homofobia e assédio são alguns dos temas que os jovens lidam na história. Esses problemas afetam diretamente na vida deles e a falta de diálogo com os pais e professores também é crucial. A constante busca pela aceitação e construção de identidade é muito marcante e por mais sútil que seja a abordagem da autora, claramente porque o tema principal não é esse, ela consegue os desenvolver muito bem e dar uma resposta para todos os personagens.
“Eis a primeira coisa que vocês precisam saber: eu odeio a minha vida e tudo nela”. 

Achei as principais tramas do livro muito parecida com as das séries Pretty Little Liars e Gossip Girl. Em “Um de Nós Está Mentindo” conta como um garoto foi assassinado e o grupo precisa descobrir quem foi, mas os próprios colegas escondem segredos um dos outros, igual PLL. Aqui também tem um blog chamado “Falando Nisso”, que espalha maldades sobre todos do colégio, igualzinho em GG, além de toda a maldade destilada pelos populares da escola. 
 
Eu tenho personagens preferidos e outros achei meio boring até um certo ponto. Não vou dar spoiler, mas como diria Nate: “de patricinha, para ninja fod***”, Addy é uma das personagens que amadureceu a personalidade, minha torcida por ela foi grande desde o começo, depois vocês entenderão o motivo. 

Cooper e o pai são as partes mais chatas. O pai dele quer que o garoto seja um astro do beisebol e até a revelação bombástica do personagem (que me pegou de surpresa – e gostei), toda vez que anunciava ele como narrador, eu já dava aquela revirada de olho automática. 
 
Após sofrer muito com os pais, Nate ficou casca grossa, mas tem um jeito bem legal. E Brownyn é a nerd não tão certinha assim e com narrações bem divertidas. Ah, a irmã dela e da Addy são muito legais! 

Foto: Ops, já vi!”

Sempre quando lemos pensamos em pessoas de verdade para os nossos novos “amigos”, certo? Aqui estão os meus: 

 
Brownyn: Spencer de Pretty Little Liars, Nate: Mario Casas de Tres Metros Sobre El Cielo, Cooper: Matt Donovan de The Vampire Diaries, Pâmela Tomé de Orgulho e Paixão e Simon: Dan Humprey de Gossip Girl (risos). 
 
Confesso que a revelação do assassino me deixou muito surpresa, mas ainda assim esperava algo mais. Mas para quem está iniciando esse tipo de leitura vai gostar bastante. 
 
Um de Nós Está Mentindo é um livro bom, traz temas muito pertinentes da atualidade,  com personagens ainda melhores, muito cativantes e diálogos agradáveis de acompanhar. Se tiver uma série, com certeza vou querer assistir o Quarteto de Bayview, ou seria o clube dos assassinos?

2 comentários sobre “Um de Nós Está Mentindo

  • Já queria ler o livro, mas deoosd da resenha gostei da mais da ideia! Principalmente da sua imagem dos personagens ahahahahah pra falar a verdade acabo sempre imaginando pessoas que eu conheço no dia a dia, mas acho que posso ficar um pouco tendenciosa dessa vez na hora que começar a ler!

    Resposta
  • Fiquei muuuuuito feliz que você gostou! Que bom! Eu sempre imagino os artistas, tenta fazer isso com esse livro, você vai amar!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *