Filmes

Uncharted: Fora do Mapa é uma das melhores adaptações de jogos

Adaptação do jogo homônimo do Playstation, lançado originalmente em 2007, Uncharted: Fora do Mapa veio para provar que as adaptações podem ser muito bem feitas. O diretor, Ruben Fleischer (Zumbilândia e Venom), soube dosar bem as cenas de ação, humor, aventura, além de trazer os elementos principais do jogo para as telonas.

Na história, Nathan Drake (Tom Holland) é recrutado pelo caçador de tesouros Victor “Sully” Sullivan (Mark Wahlberg) para recuperar uma fortuna perdida há 500 anos. Mas o que começa como um golpe, acaba se tornando uma aventura épica para alcançar o tesouro antes do temido Moncada (Antonio Banderas). Agora, a dupla terá que confiar um no outro para decifrar as pistas e resolver um dos mistérios mais antigos do mundo e quem sabe, encontrar o irmão desaparecido de Nathan.

Sophia Taylor Ali, Tom Holland and Mark Wahlberg star in Columbia Pictures’ UNCHARTED. photo by: Clay Enos
Pontos altos do filme

Primeiramente, o que mais chama a atenção em Uncharted: Fora do Mapa é o design de produção. Há diversos cenários: florestas, igrejas, praias, salas subterrâneas, remetendo as fases do jogo. Juntamente com as cenas de ação bem produzidas, parece que o público está com o DualSense nas mãos.

Além disso, durante a jornada de Nathan atrás do tesouro, ele se depara com diversas pistas, armadilhas e trapaças dos seus próprios colegas para impedi-lo de chegar até o destino final.

Apesar de ser um filme focado na aventura do protagonista, a narrativa dramática de Nathan é bem contada. Para quem não conhece o personagem através do game, é fácil criar uma conexão, pois a história o apresenta ao público desde que era uma criança e suas motivações até os dias atuais.

Tom Holland stars as Nathan Drake in Columbia Pictures UNCHARTED. photo by: Clay Enos

Tom Holland e outros personagens

Apesar de Nathan ser mais velho no jogo, a escolha por Tom Holland é meio óbvia: o rapaz é extremamente carismático e está em alta em Hollywood. O ator traz leveza ao personagem, entrega ótimos momentos nas acrobacias — já acostumado em Homem Aranha — além de mostrar um lado mais maduro quando necessário. Tom e o ator, Mark Wahlberg (Sully), formam uma ótima dupla em cena. Eles mantiveram, acima de tudo, o humor provocativo entre eles.

Já o personagem do Antonio Bandeiras é totalmente descartável, pois o vilão não é temível e não agrega nada importante à história. Ao contrário das atrizes Sophie Taylor Ali (Chloe Frazer) e Tati Gabrielle, que roubam a cena por diversas vezes, entregando mulheres poderosas e capazes de tudo para conseguirem o desejado tesouro.

Tati Gabrielle stars in Columbia Pictures UNCHARTED. photo by: Clay Enos
Elementos do jogo e principais diferenças

Para os fãs do game, muitos elementos estão presentes. Mapas, o caderno de anotações com as pistas, puzzles, perseguições grandiosas, e a caracterização do personagem no final do filme é igual ao Nathan do game. O filme conta também com alguns easter eggs, como por exemplo, um adesivo da Naughty Dog em uma maleta.

Já as diferenças presentes no filme são as idades dos protagonistas. Aqui, eles são mais jovens, por se tratar de um prelúdio em relação aos games. Além disso, no jogo Nathan também tem a habilidade de escalar para chegar a locais inacessíveis, o que ficou de fora no filme. Assim como o uso das armas foi deixado para o final, e exploraram mais as cenas de luta.

Uncharted: Fora do Mapa certamente supera as expectativas e entrega uma ótima adaptação, com elementos que agradarão todos os fãs, além de uma grande aventura. Fiquem até o final, tem duas cenas pós créditos!

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *