Filmes

Crítica|Tempo: Novo suspense do diretor M. Night Shyamalan

Thriller psicológico aborda o envelhecimento e como as pessoas tentam escapar dele

Diretor de filmes aclamados, como O Sexto Sentido e Fragmentado, M. Night Shyamalan trouxe mais uma vez ao público um suspense que aborda um temível assunto para muitas pessoas: o tempo.

Com o título original chamado Old, o filme conta sobre o casal Guy (Gael García Bernal) e sua esposa Prisca (Vicky Krieps), cujo casamento não vai bem. Então, eles decidem viajar por três dias com seus dois filhos pequenos: Trent, de 6 anos e Maddox, de 11 anos.

Foto / Universal Pictures

Eles vão a um hotel, onde o gerente oferece levá-los a uma praia isolada com mais alguns hóspedes. Então, após o início de alguns eventos estranhos, eles percebem que, de alguma forma, estão envelhecendo rapidamente e suas vidas podem acabar em um único dia.

Filme baseado em uma HQ

Para quem acompanha os filmes do Shyamalan, sabe que seus filmes são compostos por mistérios e sustos. Em “Tempo” não é diferente.

Baseado em uma HQ francesa chamada SandCastle (Castelo de Areia), o cenário paradisíaco posteriormente se transforma em uma atmosfera tensa, com um grupo tentando escapar incessantemente daquele lugar.

A única coisa que as famílias têm em comum é o problema de saúde, seja físico ou mental. Mas, os personagens não são tão bem desenvolvidos, conhecemos pouco detalhes sobre eles.

Foto / Universal Pictures
Outros personagens

Junto, há uma outra família composta por Charles (Rufus Sewell), um médico com problemas mentais, Chrystal (Abbey Lee), sua esposa narcisista, a filha do casal Kara (Kylie Begley) e sua avó (Kathleen Chalfant). 

Além deles, há o casal composto pelo enfermeiro Jarin (Ken Leung) e sua esposa psiquiatra Patrícia (Nikki Amuka-Bird). Por outro lado, há também o misterioso rapper famoso, interpretado por Aaron Pierre.

E é então, com o aparecimento do cadáver que surge nas águas, que o grupo tem o primeiro sinal de acontecimentos sombrios e de algo errado naquele lugar.

Contudo, as crianças crescem há cada hora, passando pela puberdade e chegando na fase adulta em questão de instantes. Os adultos começam a envelhecer e desenvolver doenças que surgem apenas durante a velhice.

Foto / Universal Pictures
Mistério por trás da história

Enquanto começam a perder um tempo precioso considerado anos de suas vidas, eles tentam sair sem sucesso da ilha, se questionando se há algo presente nas rochas, cavernas ou na água, que não permite que alguém saia dali.

O filme traz uma explicação para todos os acontecimentos – sem spoilers – talvez de uma forma não tão clara, e leva o espectador para um outro caminho que o filme conduziu até então.

Tempo é, sobretudo, uma corrida contra o maior medo das pessoas: o envelhecimento. O final é quase uma metáfora indagando o espectador sobre o curto ciclo da vida e o resultado das nossas escolhas.

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *